Na vila piscatória do Calhau (ilha de São Vicente) Jorge Melo tem dedicado parte da sua vida a recuperar tartarugas marinhas (Verdes e Tartaruga-comum) atacadas por cães, que ficam presas nas redes de pescas e até tartarugas bebés que acabam perdidas.
Todos os anos Jorge Melo, que é, também, Presidente da Associação Amigos do calhau, recebe várias tartarugas que precisam de cuidados especiais antes de serem libertadas. Cuidados estes que são prestados de forma gratuita, graças aos recursos financeiros pessoais, e nalguns casos com o trabalho voluntário, apoiado pela ONG Biosfera.
São graças a esses cuidados, que muitas tartarugas são salvas e colocadas depois para recuperação num tanque ao ar livre, nas imediações da sua residência pessoal.
Hoje estas infraestruturas são insuficientes para as demandas. A construção de dois novos tanques de convalescença com um sistema de circulação de água do mar aberta é urgentemente necessária. Mas para conseguirmos realizar este sonho do Jorge, precisamos do seu apoio. A sua doação é importante para melhorarmos e reforçarmos a capacidade deste Centro de Recuperação.