Alcatraz-pardo Sula leucogaster
Residente em Cabo Verde como uma subespécie (S. leucogaster leucogaster), o Alcatraz-pardo é uma ave que se destaca pela sua grande dimensão. Os adultos têm uma cor castanho-escuro nas costas, barriga branca e grandes patas amarelas, enquanto as crias são uniformemente acastanhadas.



-
Estatuto de conservação
Pouco Preocupante
-
Habitat
Marinho
-
Distribuição
Ilhas e ilhéus de Santiago, Brava, Baluarte, Curral Velho e Raso.
-
Tamanho
Comprimento 64-85 cm; Envergadura 132-155 cm
-
Peso
950-1800 g
Desajeitado em terra, o Alcatraz é na realidade um mergulhador por excelência. Reproduzindo-se nas zonas costeiras tropicais em falésias, em Cabo Verde o período reprodutor do Alcatraz estende-se por todo o ano. É uma espécie colonial, que põe 2 ovos (muito raramente 3) e que em situações de escassez de alimento, a cria mais velha pode empurrar o irmão para fora do ninho. O Alcatraz mergulha para capturar as suas presas, podendo fazê-lo a partir de 15 m de altura dobrando as asas junto ao corpo imediatamente antes de entrar na água. Pode atingir os 2 metros de profundidade nos seus mergulhos, preferindo alimentar-se de peixe, especialmente peixe-voador, peixe-agulha, anchovas e ocasionalmente lulas. Localmente, esta espécie sofre de perseguição humana e destruição de ninhos, mas as suas colónias estão também vulneráveis a predadores introduzidos (ex. ratazanas ou gatos).
Curiosidade: Desajeitado em terra, o Alcatraz é na realidade um mergulhador por excelência e é sempre divertido ver as aterragens desastrosas destes animais quando chegam à colónia!
O trabalho da Biosfera
Desde 2013, no ilhéu Raso, a Biosfera em parceria com a Universidade de Coimbra (MARE-UC), tem vindo a desenvolver vários estudos relacionados com a distribuição no mar, recorrendo ao uso de GPS-Logguers, que são dispositivos de seguimentos colocados nas aves, bem como à análise da sua dieta (ex. através de análises de sangue e fezes). Os resultados mostraram até agora que durante a época de reprodução procuram alimento perto da costa. Para além de estudar a dieta e distribuição no mar, também é feita censo mensalmente para ver a evolução do tamanha da população. No ilhéu, tem 2 colonias, onde a primeira tem mais ou menos 120 individuos e a segunda, uma pouco maior com 150 individuos.