Programa – Escolas

Programa – Escolas

A Biosfera visita as escolas primárias e secundárias das ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau

Enquadrado no programa de sensibilização e educação ambiental, a Biosfera realiza encontros frequentes com escolas básicas e secundárias das ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, com o intuito de consciencializar os mais jovens para a necessidade da preservação ambiental, das aves marinhas em particular, enquanto acervo do património de Cabo Verde.

Em São Vicente estas atividades abrangeram mais de 11.000 crianças em 2020, em idade escolar, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as aves marinhas, os seus habitats e as suas características, além de conhecerem a história da Cagarra-de-Cabo-Verde e conhecer as suas aventuras sob a forma de uma mascote criada pela Biosfera, a Cagarra Edu.

Estas atividades foram, posteriormente, realizadas em Santo Antão e São Nicolau, abrangendo um total de 10.000 crianças que também receberam a visita da Cagarra Edu e dos seus amigos, com ensinamentos especiais sobre aves marinhas e suas vidas, bem como formas de proteção.

Cartoon Edu – Aves Marinhas 

Para a divulgação nas campanhas de sensibilização nas escolas temos vindo a utilizar vários materiais didáticos como cartoon (A Cagarra Edu), banners e jogos sobre aves marinhas.

Principais jogos:

  • Dominó;
  • Jogo da glória;
  • Jogo de memória;
  • Jogo do galo;
  • Minibasquete, etc.

 

Quanto à nossa Cagarra Edu (nome derivado do latim para identificar a espécie – Calonectris edwardsii), ela conta às crianças a sua história, desde o nascimento até à partida para o mar e os vários perigos que enfrentam ao longo da vida. Também apresenta os seus amigos, outras espécies de aves marinhas de Cabo Verde, por exemplo, o Pedreiro, o João Preto, o Alcatraz, o Pedreirinho, o Rabo-de-junco, o Gongon e o Pedreiro-azul, levando as crianças a conhecerem as espécies de aves marinhas do arquipélago, onde podem ser encontradas, aspetos particulares da sua vida, mas essencialmente a reconhecer a sua importância para o património natural de Cabo Verde.

Cartoon - Brincando com as Aves
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
pt_PTPortuguês
en_GBEnglish (UK) pt_PTPortuguês