Sul do Cemitério, Rua 5 - São Vicente Cabo Verde - geral@biosfera1.com - (+238) 2317929

Exposições da Biosfera

Exposições da Biosfera

Exposição Itinerante Aves Marinhas de Cabo Verde

A exposição “Aves Marinhas de Cabo Verde” é uma amostra real das espécies de aves que podemos encontrar nas mais variadas ilhas de Cabo Verde. A mais recente exposição esteve patente na fachada exterior do Centro Cultural do Mindelo, durante quatro meses, em 2022, com o intuito de proporcionar ao público informações sobre a sua ecologia, as ameaças, as curiosidades e o futuro incerto que as Aves Marinhas de Cabo Verde enfrentam.

Além de informações sobre cada espécie, a exposição tem por objetivo, também, sensibilizar a sociedade cabo-verdiana para a valorização e proteção do ambiente. Composta por 15 quadros, a mesma pretende levar o público a descobrir mais sobre as Aves Marinhas como Alcatraz, Cagarra, Rabo-de-Junco, Pedreirinho, Pedreiro Azul, entre outros, e ainda outras aves que existem em Cabo Verde, sendo que muitas delas enfrentam ameaças, que coloca em causa a sua sobrevivência num futuro não longínquo.

A exposição fez a sua estreia inicial no Museu e Centro Cultural de Santa Maria na ilha do Sal no dia 1 de agosto de 2018, na qual permaneceu por três meses, contando com visitas de diversos alunos do ensino primário e secundário, ONG’s locais e turistas.

Após este período seguiu viagem para a ilha do Fogo, para o espaço do Funco em Chã das Caldeiras, onde ficou até finais de 2019, sob responsabilidade do Projeto Vitó. Em 2021, foi a vez das ilhas de Santo Antão, na Gare Marítima, e São Nicolau, no Museu da Pesca, receberem a exposição.

Notícias:

Biosfera 1, inaugurou exposição “Aves Marinhas de Cabo Verde”, no Centro Cultural de Santa Maria – Reportagem da RTC (2018)

 

Exposição Itinerante Tubarões e raias de Cabo Verde

A exposição sobre Tubarões e raias de Cabo Verde tem com objetivo contribuir para desmistificar e reforçar o conhecimento sobre estas espécies, importantes para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Estando estas espécies ameaçadas de extinção, esta exposição surge no sentido de sensibilizar as pessoas para a importância da sua preservação. A exposição esteve patente em duas escolas secundárias de São Vicente.
A seguir esteve presente numa exposição na Gare Marítima de Porto Novo, na ilha de Santo Antão e depois seguiu para outros concelhos da ilha, nomeadamente nas zonas piscatórias que dependem grandemente da atividade pesqueira com objetivo de sensibilizar estas comunidades para a importância destas espécies na saúde dos ecossistemas marinhos e consequentemente dos estoques pesqueiros.

Santa Luzia, Branco e Raso, um mosaico do património original de Cabo Verde” no Palácio do Povo, Mindelo, São Vicente, 2014

Nesta exposição a Biosfera deu a conhecer uma parte das ilhas Desertas e da sua biodiversidade, aos cidadãos e visitantes da ilha de São Vicente. Ali, todos tiveram a oportunidade de conhecer as particularidades da ilha de Santa Luzia, o ilhéu Branco e Raso, bem como toda a biodiversidade existente, desde a terra ao mar.
A exposição foi constituída por posters, maquetes, banners, vídeos, animais empalhados e esculturas, tudo na expectativa de recriar o mais fielmente possível a realidade da ilha Santa Luzia e seus ilhéus.

Notícias:

Vídeo – Exposição S. Luzia, Branco e Raso um mosaico do património original de C. Verde aberto em S.Vicente – Reportagem da TCV (2014)