Sul do Cemitério, Rua 5 - São Vicente Cabo Verde - geral@biosfera1.com - (+238) 2317929

MEGAFAUNA: dinâmica de espécies marinhas

MEGAFAUNA: dinâmica de espécies marinhas

Co-criado por investigadores (Reino Unido e Cabo Verde) e ONG nacionais, este projecto visa fornecer um primeiro inventário e descrição da dinâmica das comunidades de megafauna marinha em locais de alto valor em termos de biodiversidade nas ilhas de São Vicente, Santa Luzia, Boa Vista e Sal.

Estes locais, insuficientemente protegidos e ameaçados pela erosão da biodiversidade e pela sobre-exploração dos recursos, albergam grandes stocks de peixes, elasmobrânquios, tartarugas marinhas e cetáceos. No entanto, esta megafauna ainda é pouco conhecida e existem poucos inventários, principalmente devido a dificuldades de acesso.

Este projeto preenche estas lacunas e visa melhorar o nosso conhecimento, acompanhando a evolução da dinâmica das comunidades desta megafauna, que evoluem ao longo do tempo em relação a fatores abióticos (tipo de habitat, temperatura, clorofila, vento e correntes) e bióticos.

Toda esta informação é essencial para determinar o estado de base das áreas de alto valor de biodiversidade e para iniciar a criação de Áreas Marinhas Protegidas cogeridas pelas comunidades locais, ONG’s e autoridades ou para reforçar a proteção de áreas já estabelecidas.

Título do projeto MEGAFAUNA: dinâmica de espécies marinhas
Espécies-alvo llllllllllllllllllllllll Megafauna marinha: Tartarugas, Tubarões, Raias, Mamíferos Marinhos, etc
Duração 2022 – 2023
Parceiros técnicos Queen Mary University of London
Parceiros financeiros  Queen Mary University of London
Objetivos:

Biosfera, participa nas atividades programadas nas ilhas de Santa Luzia e São Vicente:

  • Reforço das competências do pessoal em aeronaves voadoras e análise de dados (gravações de vídeo, estatísticas, mapeamento);
  • Realização de campanhas semanais de sobrevoo (gravações vídeo e fotografias) das linhas costeiras vigiadas para determinar se as espécies protegidas internacionalmente estão de facto a utilizar as áreas marinhas protegidas;;
  • Organização de campanhas de sensibilização do público e seminários temáticos.

A transferência de conhecimentos deste projeto proporcionará à Cabo Verde uma caixa de ferramentas essencial para controlar o seu desenvolvimento e proteger a sua biodiversidade marinha.

 

Resultados alcançados até à data:

Objetivos por cumprir:
  • Estando ainda dentro do prazo de execução do projeto, todos os objetivos estão a ser atingidos. A análise dos resultados está a ser realizada pelos técnicos da Universidade Queen Mary of London.

 

Planos futuros:

Após a análise dos resultados, será analisada a necessidade da extensão ou modificação do projeto.

Vídeos: