MEGAFAUNA: dinâmica das espécies marinhas

MEGAFAUNA: dinâmica das espécies marinhas

Co-criado por investigadores (Reino Unido e Cabo Verde) e ONG nacionais, este projecto visa fornecer um primeiro inventário e descrição da dinâmica das comunidades de megafauna marinha em locais de alto valor em termos de biodiversidade nas ilhas de São Vicente, Santa Luzia, Boa Vista e Sal.

Estes locais, insuficientemente protegidos e ameaçados pela erosão da biodiversidade e pela sobreexploração dos recursos, albergam grandes stocks de peixes, elasmobrânquios, tartarugas marinhas e cetáceos. No entanto, esta megafauna ainda é pouco conhecida e existem poucos inventários, principalmente devido a dificuldades de acesso.

Este projecto preenche estas lacunas e visa melhorar o nosso conhecimento, acompanhando a evolução da dinâmica das comunidades desta megafauna, que evoluem ao longo do tempo em relação a factores abióticos (tipo de habitat, temperatura, clorofila, vento e correntes) e bióticos.

Toda esta informação é essencial para determinar o estado de base das áreas de alto valor de biodiversidade e para iniciar a criação de Áreas Marinhas Protegidas co-geridas pelas comunidades locais, ONG’s e autoridades ou para reforçar a proteção de áreas já estabelecidas.

Biosfera, participa nas atividades programadas nas ilhas de Santa Luzia e São Vicente:

  • Reforço das competências do pessoal em aeronaves voadoras e análise de dados (gravações de vídeo, estatísticas, mapeamento);
  • Realização de campanhas semanais de sobrevoo (gravações vídeo e fotografias) das linhas costeiras vigiadas para determinar se as espécies protegidas internacionalmente estão de facto a utilizar as áreas marinhas protegidas;
  • Organização de campanhas de sensibilização do público e seminários temáticos.

A transferência de conhecimentos deste projeto proporcionará à Cabo Verde uma caixa de ferramentas essencial para controlar o seu desenvolvimento e proteger a sua biodiversidade marinha.

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
pt_PTPortuguês
en_GBEnglish (UK) pt_PTPortuguês