Comunidades piscatórias

Comunidades piscatórias

A Biosfera realiza workshops em comunidades piscatórias.

Enquadrado no plano de estratégico de comunicação ligada à área de sensibilização e educação ambiental, realizou-se alguns Workshops, tendo como público-alvo as comunidades piscatórias de São Vicente: Calhau, Salamansa e São Pedro.

Estes workshops têm por objetivo sensibilizar estas comunidades para a importância da conservação, preservação das aves em Cabo Verde, bem como a necessidade de garantir a sustentabilidade das espécies marinhas, assim como combater a poluição marinha.
Foram abordadas diversas temáticas sendo elas ligadas às aves marinhas, tartarugas marinhas, tubarões e raias de cabo verde, a problemática da pesca indesejada destas espécies (bycatch), a importância de uma pesca sustentável, levando em conta o tamanho mínimo de captura e a época de defeso.
Isto possibilitou uma partilha de experiência tanto do lado dos pescadores bem como da equipa da Biosfera, e no final foi entregue kits de primeiros socorros à cada representante das embarcações e certificados a todos os participantes.

Ao longo dos anos, a Biosfera tem vindo a ministrar formações às comunidades piscatórias na qual são envolvidos, também, crianças e jovens. Neste sentido, realizámos cursos de inglês e francês, a um nível básico, aos alunos destas comunidades, cuja intenção era ajudá-los a comunicarem com pessoas estrangeiras, além de melhorar as suas práticas do dia-a-dia. Foram também ministradas formações nas áreas de elaboração de projetos e pedido de financiamento; gestão financeira e organização, para melhorarem seus pequenos negócios e suas finanças pessoais.

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
pt_PTPortuguês
en_GBEnglish (UK) pt_PTPortuguês