Comunidades piscatórias
A Biosfera realiza workshops em comunidades piscatórias.
Através do plano estratégico de sensibilização e educação ambiental, a Biosfera vem realizando Workshops junto das comunidades piscatórias de São Vicente (Calhau, Salamansa e São Pedro) e de Santo Antão (Cruzinha, Ponta do Sol e Tarrafal de Monte Trigo), com o intuito de contribuir para um maior conhecimento sobre as temáticas ambientais e sustentabilidade dos recursos marinhos, sobretudo nestas comunidades.
Nestes workshops o objetivo é sensibilizar os elementos destas comunidades para a importância da conservação das aves Marinhas de Cabo Verde, a necessidade de garantir a sustentabilidade dos recursos marinhos (ex: diminuição do bycatch), assim como combater a poluição marinha. Durante estas formações a partilha de conhecimento, tanto do lado dos pescadores como da equipa da Biosfera é algo constante. No final, aos participantes são entregues certificados.
Além dos pescadores, a Biosfera também tem procurado o envolvimento e a capacitação das crianças e jovens destas comunidades. Neste sentido já foram ministrados cursos de inglês e francês, a um nível básico. Já foram igualmente ministradas formações em: elaboração de projetos; pedido de financiamento; gestão financeira e organização, que tiveram por objetivo melhorar os negócios nas comunidades.