Exposições Biosfera

Exposições Biosfera

Exposição Itinerante Tubarões e raias de Cabo Verde, 2021

Não apenas de campanhas de conservação e pesquisa dependem este projeto, mas também de uma forte componente de sensibilização onde produziram-se 2 vídeos e posters sobre as espécies-alvo e a importância dos projetos de conservação das espécies existentes, para realização de exposição itinerante nas escolas de São Vicente, Santo Antão e possivelmente São Nicolau e também para espaços sociais das ilhas.

A exposição já esteve presente em 2 escolas secundárias de São Vicente abrangendo grande parte dos estudantes da ilha. Também esteve presente na Gare Marítima de Porto Novo (ilha de Santo Antão) e depois seguiu para outros concelhos da ilha bem como para as zonas piscatórias nomeadamente a comunidade de Ponta do Sol que dependem grandemente da atividade pesqueira.

 

 

Exposição Itinerante Aves Marinhas de Cabo Verde

Ao contrário da exposição de 2014, esta dedicou-se à temática das aves marinhas de Cabo Verde. Atualmente a decorrer e intitulada de “Aves Marinhas de Cabo Verde” a exposição é uma amostra real das espécies que se podem encontrar nas variadas ilhas. Quem a visita pode saber mais sobre a sua ecologia, as ameaças que enfrentam, as curiosidades e o futuro incerto que estas enfrentam. A exposição teve como grande objetivo apelar à sua conservação e proteção e a uma mudança gradual de atitudes. Estreou-se no Museu e Centro Cultural de Santa Maria na ilha do Sal no dia 1 de Agosto de 2018 e permaneceu por cerca de 3 meses, contando com visitas de diversos alunos do ensino primário e secundário, ONG’s locais e turistas. Esta mesma exposição seguiu viagem para a ilha do Fogo onde permanecerá até ao mês de Setembro de 2019 sob a alçada do Projeto Vitó, podendo ser encontrada no Funco em Chã das Caldeiras. Rumará posteriormente para a cidade da Praia onde ficará exposta no espaço da Universidade de Cabo Verde.

Notícias:

Biosfera 1, inaugurou exposição “Aves Marinhas de Cabo Verde”, no Centro Cultural de Santa Maria – Reportagem da RTC (Agosto 2018)

 

 

“Santa Luzia, Branco e Raso, um mosaico do património original de Cabo Verde” no Palácio do Povo, Mindelo, São Vicente,  2014

Nesta exposição a Biosfera deu a conhecer uma parte das ilhas Desertas e da sua biodiversidade aos que nunca puderam ou conseguiram visitá-las ao vivo. Ali, todos tiveram a oportunidade de conhecer as particularidades da ilha de Santa Luzia, o ilhéu Branco e Raso, bem como toda a biodiversidade existente, desde a terra ao mar. A exposição foi repleta de posters, maquetes, banners, vídeos, animais empalhados e esculturas, tudo na expectativa de recriar o mais fielmente possível a realidade desta ilha e dos seus ilhéus.

 

Notícias:

Vídeo – Exposição S. Luzia, Branco e Raso um mosaico do património original de C. Verde aberto em S.Vicente – Reportagem da TCV (Julho 2017)

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
pt_PTPortuguês
en_GBEnglish (UK) pt_PTPortuguês