Nôs Pucnuk – banda desenhada

Nôs Pucnuk – banda desenhada

“Nôs Pucnuk , uma aventura nas Desertas de Cabo Verde”

Nôs Pucnuk foi totalmente criado pela Biosfera e surgiu de uma ideia de como envolver os mais pequenos nas causas da sensibilização ambiental. Os personagens são todos originais, no entanto, algumas emprestam características e temperamentos de personalidades importantes de São Vicente, como forma de homenagem cultural.

O objetivo consistiu em criar uma história infanto-juvenil que falasse do trabalho que a Biosfera tem feito ao longo dos anos na Reserva das ilhas Desertas. Assim, decidimos criar um grupo de crianças que viajariam à Reserva das Desertas com a Biosfera e que se tornariam mais tarde Protetores da Natureza, havendo cruzamento entre personagens de uma história para outra e conhecendo novos personagens que também serão introduzidos mais tarde.

O nome “Nôs Pucnuk” ou “Nossos Pequeninos” é uma expressão tipicamente cabo-verdiana, identificando bem o espaço cultural da história, assim como o anel circular preto que representa uma pulseira “Pop”, muito usada pelas crianças cabo-verdianas e encontrada nos tambores de combustível que chegavam ou ainda chegam a Cabo Verde. Todos os personagens contêm uma pulseira, que para elas tem um significado emocional, representando a sua forte amizade de infância.

O livro centra na consciencialização dos mais pequenos através da banda desenhada, incentivando a leitura, o conhecimento da nossa biodiversidade e os problemas ambientais enfrentados em Cabo Verde. Estes livros serão distribuídos em atividades da Biosfera nas escolas, comunidades, concursos, etc.

 

Sinopse:

Yaya, Dadu, Tóti, Momon e Zazá são primos e amigos, dois deles de ilhas diferentes, mas que costumam passar as férias de verão na ilha de São Vicente. Quando encontram uma cagarra atordoada na praia da Laginha, decidem levá-la para a sede da Biosfera, onde são convidadas a visitar a Reserva das Desertas. Aí passam a conhecer a grande biodiversidade das ilhas e ilhéus e todos os trabalhos e problemas ambientais enfrentados pela Biosfera. Durante a sua aventura, cada uma delas, secretamente, recebe uma pedra brilhante e misteriosa de um animal diferente. Quando regressam a casa, cheios de ideias e atitudes amigas do ambiente, algo de extraordinário liberta-se das pedras secretas, que mudarão as suas vidas para sempre.

NÔS PUCNUK - apresentação pública