
Sobre a nossa história
Nos ê Biosfera Uma associação apaixonada pelo mar
A Biosfera é uma associação não-governamental com sede na ilha de São Vicente. Nasceu em 2006 da paixão de dois ecologistas cabo-verdianos, Tommy Melo e José Melo, empenhados na proteção dos recursos costeiros e marinhos de Cabo Verde.
A nossa visão é num futuro em que a biodiversidade costeira e marinha seja bem gerida e floresça em Cabo Verde, cooperando com as entidades públicas, privadas e comunidades em prol de um ambiente sustentável.
Nossas áreas de atuação:
- Tartarugas, aves marinhas, tubarões e raias, répteis;
- Áreas marinhas protegidas;
- Pesca sustentável;
- Poluição marinha;
- Sensibilização/mobilização da população na defesa ambiental.

<!–
–>
Uma dupla missão
Biosfera preserva e inspira
Confrontada com a rápida degradação dos recursos naturais, a Biosfera, nos últimos anos cresceu gradualmente e as suas competências foram reforçadas.
A organização tem uma dupla missão: preservar as espécies e ecossistemas vulneráveis, através de intervenções concretas. Várias espécies de répteis, aves e tartarugas-marinhas emblemáticas e/ou endémicas são monitorizadas e protegidas, particularmente na ilha deserta de Santa Luzia e nos ilhéus Raso e Branco, em estreita colaboração com a Direção Nacional do Ambiente. Para além da conservação, a Biosfera mobiliza a sociedade cabo-verdiana, melhorando significativamente o conhecimento e incentivando o público a participar na proteção do seu património natural.
Os números de 2020
8636
Ninhos de tartaruga-marinha-comum em Santa Luzia e São Vicente
48
Pescadores no projeto Pesca Sustentável viram o seu rendimento mensal aumentado
195
Voluntários nos vários projetos
12525
Seguidores no Facebook até Julho 2021
Nossos objetivos estratégicos
Compromissos que se renovam continuamente diante de novos desafios, a Biosfera desenvolve sua nova estratégia de conservação (2020-2025)
Garantir a conservação de espécies costeiras e marinhas
O objetivo é melhorar o nosso conhecimento e monitorização das espécies ameaçadas de extinção, protegendo-as ao mesmo tempo que se reforça o quadro legislativo para elas. São também encorajadas as boas práticas de gestão sustentável dos recursos.
Proteger os habitats costeiros e marinhos
A Biosfera assegura a proteção e prevenção dos habitats marinhos e costeiros contra ameaças e pressões externas. Ela participa no processo de cogestão de Áreas Marinhas Protegidas a nível nacional enquanto cria novas áreas protegidas em colaboração com as comunidades pesqueiras.
Motivar as comunidades e o público para um papel proactivo na proteção do ambiente
Biosfera está empenhada em promover uma maior consciência da sociedade civil, especialmente do público em geral, das crianças e das comunidades pesqueiras, sobre a necessidade de respeitar e conservar a biodiversidade. A organização alerta regularmente as autoridades e a comunidade internacional sobre a rápida perda da nossa biodiversidade.
Reduzir a poluição que perturba as espécies e os habitats costeiros e marinhos
Trabalhar na eliminação da poluição dos sítios com maior valor de biodiversidade, contribuindo para uma eficaz diminuição da contaminação derivado do lixo doméstico nas zonas marinhas e costeiras.
Asseguramos que a Biosfera é uma organização líder em conservação ambiental. Com cada novo passo, Biosfera reforça o seu funcionamento e estrutura. A organização assegura a sua notoriedade através da comunicação externa de alto desempenho e desenvolve novas parcerias para garantir a sua sustentabilidade financeira.