
ALCYON: Conservar Aves Marinhas
O projeto ALCYON visa colmatar a profunda falta de conhecimentos base sobre a ecologia das aves marinhas em Cabo Verde.
O arquipélago de Cabo Verde é conhecido por ser um hotspot das aves marinhas a nível mundial. Apesar disso, as populações de aves marinhas têm diminuído fortemente, muitas vezes por captura direta, levando ao desaparecimento de populações em algumas ilhas e ilhéus. A escassez de informação sobre as ameaças e o estado de conservação das aves marinhas e a pouca sensibilidade do público para este tema levou à necessidade de encetar um projeto de conservação visando este grupo.
Através deste projeto, pretende-se colmatar a profunda falta de conhecimentos base sobre a ecologia das aves marinhas em Cabo Verde e a identificação e mitigação das ameaças tanto em terra como no mar. Além disso, pretende promover a capacitação de técnicos locais na monitorização das aves marinhas, a capacitação em investigação, promover a sensibilização da sociedade a nível nacional e melhorar o quadro legal existente para a proteção das espécies e dos sítios relevantes.
Detalhes do projeto
Título do projeto | ALCYON: Conservação das Aves Marinhas em Cabo Verde |
Espécies-alvo llllllllllllllllllllllll | Cagarra (Calonectris edwardsii), Gongon (Pterodroma feae), Pedreirinho (Hydrobates jabejabe), Pedreiro (Puffinus lherminieri boydi), João preto (Bulweria bulwerii), Alcatraz pardo (Sula leucogaster), Alcatraz de patas vermelhas (Sula sula), Rabo de junco (Phaethon aethereus) e Pedreiro azul (Pelagodroma marina) |
Duração | 2017 – 2025 |
Parceiros técnicos | Direção Nacional do Ambiente (DNA),Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Universidade de Cabo Verde, Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Coimbra (Portugal), Outras ONG nacionais (Projecto Vitó, Bios.cv, Lantuna, Projeto Biodiversidade) |
Parceiros financeiros | Fundação MAVA, BirdLife International (coordinator) |
Objetivos:
- Investigação da ecologia e conservação das aves marinhas e capacitação técnica a nível local;
- Proteção efetiva para todas as colónias prioritárias de aves marinhas;
- Sensibilização do público sobre a importância das aves marinhas;
- Melhoria do quadro legal e da aplicação da legislação;
- Sustentabilidade e parceria das ONG´s, Autoridades e Instituições Académicas para a conservação das aves marinhas;
- Elaboração e aprovação do Plano de Ação Nacional para a conservação das aves marinhas;
- Mapear as zonas de pesca e determinar a sua sobreposição com as áreas de alimentação das aves marinhas, como uma ferramenta essencial para avaliar o potencial risco de bycatch.
Área de estudo:
Resultados alcançados até à data:
Objetivos por cumprir:
Os planos de biossegurança não foram efetuados por impossibilidade resultante do acesso descontrolado a estas áreas.
Planos futuros:
A terceira fase (2022-2025) foi concebida para implementar o Plano de Ação Nacional das Aves Marinhas de Cabo Verde, finalizado em 2022 e os objetivos principais são os seguintes:
- A redução da mortalidade das aves marinhas adultas é a maior prioridade;
- Reforçar a capacidade em Cabo Verde através de intercâmbios com organizações parceiras em África;
- A promoção do envolvimento da comunidade na conservação das aves marinhas, através do programa Guardiães do Mar (GOS) já estabelecida nas ilhas Sal e Maio, capacitando os membros das comunidades de pesca artesanal a tomar medidas para monitorizar, reduzir e comunicar as capturas acessórias de megafauna nas suas pescarias, incentivadas por melhorias nos sistemas de segurança, instalações de manuseamento e conservação de peixe e formação.
Notícias:
Shearwaters – Poacher to Savior, (Cagarras – De caçador furtivo a salvador) – Sea Shepherd (Novembro 2014)
Brigitte Bardot and the Capeverde Shearwaters, (Brigitte e as Cagarras-de-Cabo Verde) – Sea Shepherd (Julho 2014)